Loyalty programs in the beverage sector: Trends, advantages and cases

A pandemia ocasionou inúmeras mudanças ao redor do mundo, entre elas, a aceleração das empresas no meio online.

Se antes da pandemia a competição entre marcas para atrair, converter e fidelizar consumidores já era grande, com o aumento de empresas no meio online, conquistar um cliente se tornou ainda mais difícil.

Diante de uma concorrência tão disputada e da facilidade de poder realizar uma compra tanto no meio físico quanto no online, fazer com que o cliente volte a fazer negócio com a sua marca é uma grande “disputa”. 

No setor de bebidas a competição é alta e a variedade de produtos maior ainda, então a necessidade de criar estratégias que fidelizem seus clientes e os façam comprar com mais frequência é um desafio grande.

Programas de fidelização estão sendo criados justamente com intuito de criar um elo com o consumidor e recompensá-lo pela fidelidade à marca. E para criar a estratégia correta, a empresa deve escolher o modelo de programa que seja mais aderente ao seu modelo de negócio. 

Aqui na Indico, realizamos o planejamento de loyalty para a Solar Coca-Cola, levando inovação para o seu programa de fidelidade. 

Cases de sucesso

Algumas empresas no setor de bebidas possuem programas de fidelidade que são referência no mercado. Confira abaixo: 

ABInbev

A ABInbev lançou um programa em alguns países da Europa com o objetivo de aumentar a proximidade com os PDVs, construir relacionamentos duradouros e recompensá-los pela fidelidade à marca Corona Extra.

Para acessar o programa, basta fazer o download do app e cadastrar-se. Ao escanear o QR Code presente nas embalagens da cerveja, os pontos são acumulados sendo possível trocar por cupons ou códigos promocionais  

Desafios mensais também são lançados para o acúmulo desses pontos.

Heineken

O programa de fidelidade Star Rewards da Heineken foi criado com o objetivo de aumentar a compra de suas bebidas por restaurantes e bares pequenos. 

O “Heineken Star Rewards” foi um programa baseado em geolocalização, em que o acúmulo de pontos era obtido através do escaneamento de QR Codes nas embalagens das bebidas. Para evitar fraude, uma checagem era feita dentro do estabelecimento e cada código escaneado valia 10 pontos e a partir de 50 já era possível fazer resgates.

Starbucks 

O programa de fidelidade Starbucks Reward é um recurso que permite que os membros realizem e paguem antecipadamente seus pedidos em lojas selecionadas, agendem o horário de retirada e ainda ganhem estrelas Starbucks para trocar por produtos.

Pit Stop

O Clube Pit é um programa de fidelidade para quem se torna um cliente Pit Stop. Basta se cadastrar no site para receber informações de promoções e cupons de desconto toda semana, além de poder encontrar um ponto de venda de bebida Pit Stop mais próximo de sua localização e aproveitar a variedade que a empresa oferece no local.

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